Meu casamento - 13-11-2010

Meu casamento - 13-11-2010
Casamento Josely e Delavi

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nada Tem Sentido

Outro dia eu estava pensando sobre minha vida e sobre o que tenho feito com tudo aquilo que tive a oportunidade de ter e saber. Nada como um belo dia chuvoso com ar de "bolinho de chuva" para que a gente fique saudosista e imagens flutuantes da nossa memória passeiem pelos nossos olhos, quase saltando para fora.
Tive o privilégio de estudar em boas escolas, em uma boa universidade e pude fazer muita coisa que talvez muitos gostariam de ter feito. Pensei no quanto sou privilegiada e abençoada. E assim foi por um bom tempo olhando pela janela e sentindo a chuva passar tal como as memórias e imagens da minha breve história.
Mas que sentido teria isto tudo com relação à minha vida hoje? Por que será que tantas memórias evocaram sentimentos diversos? Será que conhecimento e sabedoria são atributos que nada valem diante do que pensamos ser a vida e tudo que somos perante Deus?
Hoje pela manhã li o primeiro capítulo do livro de Eclesiastes e fiquei pensando sobre a falta de sentido que muitas vezes percebemos das coisas da vida. E assim diz o nosso pensador nos versos 16, 17 e 18:
"Fiquei pensando: Eu me tornei famoso e ultrapassei em sabedoria todos os que governaram Jerusalém antes de mim; de fato adquiri muita sabedoria e conhecimento. Por isto me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento.  Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto."

Que susto ler um pensamento destes! A pessoa que o escreveu deve ter passado por experiências onde todo o conhecimento antes aprendido de nada deve ter valido em determinadas situações. No início destes capítulo lê-se: " As palavras do mestre, filho de Davi, rei em Jerusalém: Que grande inutilidade!, diz o mestre. Que grande inutilidade! Nada faz sentido! O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?"

Fico imaginando por quais desafios o autor destas palavras deve ter passado. Será que usar todo seu conhecimento não foi suficiente em dada circunstância?Ou será que ele se decepcionou ou viu todo seu trabalho ruir diante de alguma situação? Em várias passagens do livro de Eclesiastes a sabedoria é descrita de formas diferentes e nem sempre com este caráter de inutilidade.
Eu tenho aprendido que a sabedoria é divina. E o conhecimento também. E que as palavras e atitudes que são fruto dos lábios do verdadeiro sábio não é correr atrás do vento. Em Eclesiastes 9:17 " as palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos. A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa."
Agora sinto-me mais aliviada. A verdadeira sabedoria é fruto do trabalho do Espírito Santo em nossas vidas. E quando o mais sábio dos homens se dá conta desta maravilhosa obra, entende a grandeza da sabedoria e do conhecimento: Deus.

Que a graça, a sabedoria, o amor e a paz de Deus que excede todo entendimento, estejam com todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário