Expiramos Louvor e inspiramos a Graça de Deus
SALMO 150
Todo ser que respira louve ao Senhor! É assim que termina o Salmo 150, último texto poético escolhido para fechar com chave de ouro esta bela coleção de cânticos e orações que tanto nos inspiram.
A voz do salmista encontra eco na voz de toda criação de Deus que o louva por tudo que tem feito às suas criaturas. O louvor é a respiração da igreja. Deus sopra sobre nós o seu Espírito e nós respiramos este ar pleno de vida e de alegria. É por isto que quando louvamos nosso coração deve estar cheio de alegria e gratidão ao Pai: recebemos dEle a motivação que nos faz louvar.
Nós como igreja e como parte da criação de Deus, devemos louvá-lo e exaltá-lo em toda e qualquer circunstância. Assim, formamos uma grande orquestra que soa em altos louvores tal como deveria ser o louvor no templo no tempo de Davi. O próprio Salmo 150 nos dá pistas para “ouvirmos” este som.
Quando lemos o Salmo e nos deparamos com instrumentos como trombeta, saltério e harpa, adulfes, cordas e flautas, címbalos e ainda com dança, isto é, expressando todo este louvor com todo o ser, percebemos que Deus gosta de alegria, de festa, de júbilo.Ele nos criou com corpo, movimento, expressão e muita alegria. Não é a toa que Ele mesmo nos diz para reconhecermos sua grandeza louvando com júbilo.
Nós como igreja nos dias de hoje temos infinitas opções de instrumentos, dos mais simples aos mais sofisticados. Temos grupos vocais, corais, solistas, enfim, temos material humano suficiente para produzir um som bom e agradável a Deus. Mas nada disto pode ser o perfeito louvor, se não estivermos atentos a um detalhe: Todo Ser que respira, louve ao Senhor! Somos nós quem louvamos, e não os instrumentos. Deus quer todo nosso ser, nosso corpo físico e espírito.
Todo ser! Não sou eu ou você, mas todo ser que respira, que tem vida! Respiramos a graça de Deus todos os dias quando sentimos seu cuidado, proteção e amor. Nada mais justo e agradável aos olhos do Pai expirarmos tão grande amor louvando, cantando, batendo palmas e cantando bem alto: “aleluia! Louvai a Deus no seu santuário, louvai-o no firmamento, obra do seu poder!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário